vamos falar de Stranger Things, a nova série do Netflix


No começo dessa semana estava rodando o feed de notícias no facebook até que algo me chamou a atenção: começou a chover espectadores da nova série do Netflix, Stranger Things. É claro que meu instinto de rebanho falou mais alto e pensei que também precisava assistir essa novidade.

Aviso desde cedo que essa postagem está cheia de spoilers.

Já comecei achando muito interessante uma série comover o meu grupo de amigos do facebook, isso não é muito comum já que eles tem personalidades bem diferentes. Não vi tamanho burburinho nem em Game Of Thrones, o que mostra o crescimento das produções da Netflix. 



Stranger Things é uma série de suspense/terror que não se preocupa apenas em dar sustos. Há momentos aconchegantes já que nos depararmos com diversas referências dos anos 80, como jogos, filmes e músicas da época. O enredo faz uma mistura com elementos relacionados ao mundo sobrenatural, ciência, e uma pitada de política (a história se passa em tempos de guerra fria). 


Acabando as apresentações, vamos direto para a história. Eu resolvi contar ela do início ao fim, logo, se ainda não viu nenhum episódio, aconselho que pare de ler isso por aqui. Se resolveu seguir, apresento-lhes uma série de spoilers.



Tudo começa quando Lucas, Dustin e Will estão jogando Dungeons and Dragons na casa de Mike. olha a referência aí, as crianças antigamente se reuniam e ficavam horas em cima de jogos de tabuleiro como esse, os famosos RPG. Na hora de ir embora, os garotos pegam as suas bicicletas (que são muito maneiras por sinal, a cena traz a atmosfera do filme E.T) e rumam para casa. No caminho, Will se separa de Dustin e Lucas e já perto do seu destino é perseguido por um vulto estranho. O garoto cai da bicicleta, tenta fugir, consegue chegar em casa mas mesmo assim, uma criatura estranha surge e Will desaparece. Bem assim, rápido e simples. 



Não conseguimos ver o que é a criatura, apenas somos contemplados com seus vultos, contornos e sons. Isso desperta a curiosidade, né? Depois do desaparecimento do menino, sua mãe e seu irmão ficam desesperados e vão até a polícia local para iniciar a procura. O série acontece na cidade de Hawking, será uma referência Stephen Hawking?, que fica no interior dos EUA, logo, pode-se perceber que o sumiço de Will fez a comunidade toda ficar alerta. 


Paralelo a essa parte, começa a criar forma a história de Eleven. Uma garota que, por ter poderes sobrenaturais, é separada de sua mãe assim que nasce. O governo americano fazia experimentos em pessoas para realizar uma espécie de expansão mental e a mãe de Eleven era uma das voluntárias. Ela era drogada e passava por diversos testes um tanto quanto macabros nos laboratórios. Nessa época descobriu que estava grávida e na metade da série entendemos que é por participar dessas sessões estranhas que El começou a desenvolver super-poderes. 






A expansão mental era um plano do governo dos EUA para ficar a frente da União Soviética na Guerra Fria. Na conhecida como "guerra tecnológica" era importante ter uma espécie de exército com cidadãos bem dotados mentalmente, capazes de fazerem coisas surpreendentes. Não estava nos planos Eleven nascer com poderes além do extraordinário. A garota consegue se transportar para outros lugares através da mente e repassar informações para o local onde seu corpo físico está, ela também consegue mover objetos e fazer força até matar seres humanos com o poder da mente. Legal, né? 



Tá, mas o que uma criatura estranha, uma criança desaparecida e uma garota com nome de número e poderes excepcionais tem em comum? Tudo, já que uma coisa liga a outra. 


Em um teste, cientistas do governo forçam Eleven a elevar suas forças e ouvir o que se passa em países da União Soviética. No começo as coisas dão certo, mas a energia liberada é tão grande que a garota consegue abrir um portal, que leva o mundo humano até o mundo invertido. Nesse outro plano moram criaturas estranhas e muito perigosas, que estão com o caminho livre para invadir a realidade humana. Que beleza, né? 

É assim que Will some. As criaturas gostam de sangue e conseguem abrir diversos portais, há os que surgem esporadicamente e apenas dois fixos, um que fica na floresta e outro que se localiza dentro do laboratório, onde tudo começou. Depois do erro causado pelo experimento com a Eleven, os cientistas envolvidos tentam se redimir matando a menina, para o portal assim ser novamente fechado. Mas é claro que ela foge, ué, ela tem poderes sobrenaturais e mata quem tenta entrar no caminho dela. Ela mata por instinto de sobrevivência. É uma criança, logo tem um coração bom, ela fala bem pouco, já que sempre viveu sobre condições amedrontadoras.


Enquanto Eleven foge, Dustin, Mike e Lucas procuram o amigo desaparecido. A policia não consegue encontrar uma solução para o caso. Enquanto espera, a mãe de Will recebe uma ligação. Ela consegue ouvir seu filho do outro lado da linha e começa a ficar desesperada. As coisas continuam ficando estranhas e em outra ligação, quando ela consegue ouvir a voz do menino, o telefone pega fogo na sua mão. Doido? claro, mas não para por aí. A mãe de Will começa a perceber que seu filho está tentando se comunicar. As luzes começam a piscar e chega um momento que ela consegue ver pela parede da sua sala o mundo invertido, local onde o garoto está preso. Como essas coisas sobrenaturais só acontecem quando ela está sozinha, é meio óbvio que ela começa a ser taxada de maluca, tanto pela polícia como pelo seu filho mais velho. 


Paralelo a isso, também entra no jogo a irmã de Mike, Nancy. É uma história clichê, a garota estudiosa começa a gostar do bonitão da escola, o cara fica afim dela e ela troca sua amiga Bárbara pelo Garoto. O importante dessa parte é que o cara chama ela para uma festa na sua casa ahaaaaaaam, sabe de nada inocente. Bárbara já desconfia que vai rolar putaria mas mesmo assim, vai junto com a Nancy para dar aquele apoio moral. No final, todos vão pro quarto e a irmã de Mike manda Bárbara ir para casa. A garota fica desolada por ser trocada e fica sofrendo as mágoas sentada na beira da piscina. É claro que um portal se abre, uma criatura estranha surge e Bárbara também some. 



Vale lembrar que o irmão de Mike estava procurando ele na floresta, até que ouviu gritos e correu na direção. Viu que eram da festa onde Nancy estava e ficou por ali fotografando. Ele gosta de Nancy e retrata momentos comprometedores da garota. 

Agora temos dois desaparecidos na série. Lucas, Dustin e Mike encontram Eleven perdida na floresta e oferecem para a garota um local para ficar. Eles descobrem os super-poderes dela começam a juntar pistas em busca do amigo, Will. Os garotos descobrem que o portal altera todo o magnetismo da região, e através de bússolas começam a procurar a sua entrada. Eleven começa uma amizade com os garotos enquanto ainda se esconde dos cientísticas que a mantiveram presa.





O irmão de Mike revela as fotografias da noite da festa e é descoberto. Enquanto isso, Nancy começa a sentir falta da amiga Bárbara e volta ao local da festa. Lá ela vê um vulto, é a criatura estranha, mas consegue fugir. Do outro lado da historia um corpo é encontrado pela polícia e a mãe de Mike jura não ser seu filho. No final, o delegado da cidade descobre que realmente não era o garoto, mas sim um boneco. Os cientistas que fizeram o experimento que abriu o portal inventaram toda a história e também providenciaram o corpo falso. Os responsáveis pelo laboratório querem que a polícia local pare de procurar Mike, é claro, ele está em outra dimensão graças a experimentos do governo. 

Ufa. Muita informação, senta que vem mais.


Aos poucos, todas as histórias começam a se juntar. Nancy conversa com o irmão de Mike, Jonathan. A garota fala do vulto que viu e o rapaz percebe que afinal, a sua mãe não estava maluca. Os dois se unem e resolvem matar a criatura estranha, vão para a floresta em busca de alguma pista e é aí que Nancy encontra a entrada de um dos portais. VOCÊS VÃO ACREDITAR QUE ELA ENTRA NA PORRA DO PORTAL SOZINHA? É, ela faz isso, mas por sorte e com a ajuda de Jonathan consegue sair de lá. 




Paralelo a isso, Dustin, Lucas, Mike e Eleven são realmente caçados pelo governo. O laboratório que está atrás de El faz um cerco tão grande que obriga as crianças a fugirem. O delegado, a mãe de Mike, Jonathan e Nancy oferecem ajuda aos garotos e finalmente todos se unem e se escondem na escola. Lá, Eleven se oferece para tentar entrar em contato com Will no mundo inverso. Com todos os preparativos necessários prontos e com a garota já em outro plano, a gente pode descobrir que Bárbara está morta e o pequeno garoto ainda foge e corre sérios riscos de vida.




Vocês podem ficar se perguntando: como que os demais personagens encontraram as crianças? Pois bem, foi através de uns rádios que os 4 garotos usavam para se comunicar. Nancy usou o rádio de Mike para encontrar as demais crianças. Esse é um elemento legal da história, que esta sempre presente e que lembrei de falar só agora. 


Todos reúnem os acontecimentos, as crianças explicam a sua teoria de que só resgatarão seu amigo se entrarem no Portal. O delegado e a mãe de Will vão ao laboratório em busca no caminho para chegar no mundo inferior. É CLARO QUE LÁ A SEGURANÇA FOI REFORÇADA E ELES SÃO CAPTURADOS. O delegado faz um acordo com os responsáveis pelo laboratório: se eles conseguissem chegar no portal, ele entregava a localização de El. 


Nessa altura do campeonato a gente pensa: eles estão unidos, não vão se trair.

É, a gente se engana. 

Paralelo a isso, Jonathan e Nancy saem da escola e seguem firmes em seu plano de matar a criatura. Preparam uma armadilha e conseguem capturar um monstro. A gente poderia ficar aliviado agora, mas quando entra a cena do delegado e da mãe de Mike no mundo inverso, percebemos que o monstro coloca ovos, ou seja, tem mais criaturas por aí. 




O delegado realmente passa a localização de El. Enquanto ele e a mãe de Will entram no portal em busca do garoto, o governo vai atrás da garota na escola. As crianças tentam fugir, Eleven com seus super-poderes mata boa parte dos guardas que vieram lhe buscar. Isso gera sangue e vocês sabem o que sangue atraí ... 


Todos entram em uma aventura para fugir tanto do governo, tanto das criaturas. Eleven está muito cansada por ter usado seus poderes, mas mesmo assim arrisca um último golpe. Seria muita sacanagem da minha parte entregar aqui o final dela, dos garotos e de todos os outros personagens. Sim, não vou dar spoiler dos momentos finais da primeira temporada.


Para quem achou muito interessante, recomendo a leitura de um post do mega curioso, que aponta 17 referências da série. Para quem viu todos os episódios e assim como eu, se decepcionou muito com o monstro, keep calm. A indústria do terror tem demorado para se reinventar nesse sentido. Entendo quem não achou o enredo nada inovador, mas explico que a sacada é essa, inovar no que já foi visto. Stranger Things se tornou a série queridinha dos usuários do netflix e agora espero ansiosa a segunda temporada.

2 CM:

  1. Eu amei, assisti todos os ep. em um dia só, super anciosa pela segunda temporada, que já está confirmada õ/

    Beijos Josi.
    www.universoramona.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Joseana.
      Também espero ansiosa a nova temporada. Gostei muito da fotografia e do local onde stranger things foi ambientado, esses dois fatores me fazem querer seguir assistindo ♥

      Abração e obrigada por passar por aqui.

      Excluir