Um universo de trecos: os achados da feira de antiguidades do CH

Eu gosto de trecos e de coisas que normalmente jogamos fora. Chaveiros, bijus, pratinhos, caixinhas, latinhas. Mesmo que não traga para casa, é bom estar na presença de objetos que contam história só de serem vistos. Em Porto Alegre encontro muitas pessoas com esse mesmo gosto todos os sábados, na praça do Capitólio. 


Quando falo de antiguidades logo vem na minha cabeça: a casa da minha vó, poeira, e peças raras com preços exorbitantes. Tirando a casa de vovó, tudo que foi citado e muito mais pode ser encontrado no caminho dos antiquários, que vai da Marechal Floriano até a Demétrio Ribeiro. Passando por esse trecho a alguns dias me deparei com uma cristaleira de 4 mil reais exposta em uma vitrine, mas calma, menos de 20 passos depois encontrei uma salinha pequena, cheia de poeira, que me despertou aquela vontade absurda de peneirar objetos a procura de coisas que podem me traduzir. O resultado: muitos chaveiros descolados, porta copos por um preço nada absurdo. Por menos de 20 reais é possível levar para casa coisas diferentonas. 



Tem para todos os gostos e bolsos. Dos antiquários mais antigos e especializados em peças realmente raras (encontrei um dos primeiros uniformes do internacional em um deles) a locais experts em colecionar quinquilharias (os meus favoritos) onde é possível comprar câmeras antigas, luminárias, porta trechos e outras infinidades de coisas. Pense esse último lugar como uma imaginarium retrô - hehehe. 



Uma boa dica para quem está querendo iniciar nessa jornada de antiguidades e frequentar a feirinha todos os sábados: passeie bastante antes de comprar alguma coisa. O evento começa normalmente às 10 da manhã e vai até às 16hrs. Pode começar levando 10 reais para ir aquecendo a procura. Além de quinquilharias também é possível encontrar trabalhos de artistas locais, como é o caso da Léca e seus pratos, que mostramos aqui no blog

Prepara o chimarrão e vem conhecer esse local. Não esquece de passar aqui voltar aqui no blog e me falar como foi  experiência. 

2 CM:

  1. Que feirinha linda :) Adoro feiras. Ver gente, objetos, detalhes... tudo muito inspirador. É uma doca dica de turismo.
    Beijo,

    Hida
    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feiras e trecos baratos, nada melhor <3 Fica a dica para quando estiveres em Porto Alegre.

      Excluir